PADRÕES DE VELA (CANDLES)




O gráfico de Candle (vela) talvez seja o gráfico mais utilizado na análise técnica por traders que operam Forex, Opções bináias ou Ações nas bolsas de valores. Assim como o gráficro de barra, o gráfico de velas nos mostra o máximo de informação possível dentro de um gráfico. Através dos Candlesticks, é possível conhecer a relação de oferta e demanda do ativo, mostrando quem possui uma pressão maior, isto é, os compradores ou vendedores. Os Candlesticks também nos mostra a tendência do mercado e revela a força do movimento. Além disso, o gráfico nos diz muito a respeito da psicologia dos investidores, possibilitando prever correções, tendências e preços do ativo analisado.










As figuras e Candles formados podem identificar alguns padrões, como alta ou baixa dos preços, mudança de tendência entre outras informações. A seguir, será apresentado as principais figuras de CandleStick, assim como seu significado.






PADRÕES DE ALTA (ALTISTA)


As figuras a seguir nos mostram padrões para um mercado de alta, geralmente encontrado após realizações de lucro, isto é, depois da queda dos preços, localizados no fundo dos gráficos, sinalizando a perda da força vendedora e indicando uma boa hora para comprar (call).


Martelo (Hammer)



O Martelo é formado por um corpo pequeno no topo da figura, seguido por uma sombra longa na parte inferior, formando um desenho parecido com um martelo. Um corpo pequeno indica uma abertura e fechamento próximos. A sombra inferior indica que os preços caíram bastante, mas esta baixa não se sustentou, e os preços fecharam perto do preço de abertura. A sombra deverá ter no mínimo duas vezes e meia o tamanho do corpo, e não deverá ter sombra na parte superior.

O Martelo acontece logo após uma tendência de queda do ativo. O pregão abre e os preços continuam caindo, sinalizando a sequencia da tendência de queda, entretanto, os compradores começam a entrar, fazendo com que o preço do ativo feche próximo ao preço de abertura, demonstrando um enfraquecimento dos vendedores. Se o fechamento for acima da abertura anterior, um Candle Martelo de cor branca será formado. Um aumento de preços no pregão subsequente aumentará a credibilidade da mudança de tendência, dando confiança aos investidores para comprar cada vez mais.


Martelo Invertido (Inverted Hammer)





O martelo invertido possui um corpo na parte inferior da figura, e uma sombra longa na parte superior da figura. O corpo pequeno indica que o preço de abertura e o preço de fechamento ficaram próximos um do outro. A sombra superior indica que os preços subiram bastante durante o pregão, mas como os investidores ainda estão pessimistas, a alta não é sustentada. A sombra deverá ter no mínimo duas vezes e meio o tamanho do corpo, e não deverá ter sombra na parte inferior do corpo.

Essa figura ocorre depois de uma tendência de baixa, onde o pregão abre em alta, por alguma notícia ou outro fator desconhecido. Entretanto, os compradores não conseguem sustentar a subida durante muito tempo, fazendo os preços reduzirem a alta, fechando perto do preço de abertura. É como se essa figura representasse uma timidez na subida dos preços, onde as incertezas continuam, mas a pressão compradora esteja aumentando. Se no pregão seguinte o mercado abrir acima do corpo do martelo, será um sinal de que a pressão compradora está vindo com força. Além disso, os investidores que estiverem a descoberto, vão cobrir suas posições, e para isso, terão que comprar o papel, dando ainda mais chances dos preços subirem.


Engolfo de alta (Bullish Engulfing)






O engolfo de alta é uma figura composta por 2 candles: o primeiro candle possui um corpo menor e preenchido, e o outro candle com um corpo maior e vazio, envolvendo totalmente o corpo do primeiro candle.

Depois de uma tendência de queda, o ritmo das vendas vão perdendo forças, e a pressão compradora começa a atuar, criando um empurra empurra nos preços. Nesse caso, um Candle preenchido de baixa é formado. No pregão seguinte, um Candle maior de alta é formado, envolvendo completamente o candle anterior de baixa. Quanto mais o Candle de alta envolver o Candle de baixa, melhor será para validar o padrão de mudança de tendência. Além disso, essa figura terá mais credibilidade se formada no suporte de uma tendência. Para confirmar a mudança de tendência, é melhor esperar o pregão seguinte, a fim de confirmar se o mercado vai subir ou cair.


Harami



O Harami também é composto por dois candles: o primeiro candle é longo e vermelho, seguido por outro candle menor e verde, completamente envolvido pelo primeiro candle anterior.

O harami é o oposto do engolfo de alta, e nos mostra que os preços se mostram receosos na hora de continuar subindo, mostrando que a predominante tendência de queda está perdendo força. Os candles podem ser preenchidos (vermelhos) ou vazios (verdes), mas a sequencia de um candle vazio seguido de outro preenchido, sendo o segundo candle com um corpo e sombras pequenas e totalmente envolvida pelo primeiro candle, apresenta maior confiabilidade, pois indica uma virada de tendência.



Linhas de perfuração







A linha de perfuração deverá ter um candle longo e preto (ou vermelho), seguido por um segundo candle vazio (ou verde) que deva fechar, no mínimo, 50% acima do corpo do candle anterior.

Quanto mais baixo abrir o candle vazio e quanto mais penetrar no corpo do candle preenchido, maior será a confiabilidade do padrão, e mais força terá a mudança de tendência. Essa figura nos mostra que o mercado está em queda, onde no último dia o mercado abre abaixo da mínima do dia anterior (também chamado de gap). Os preços sobem, mas ainda há muita pressão vendedora, porém, os compradores conseguem forças e continuam comprando, impondo uma mudança de tendência. Se o segundo candle abrir abaixo do fechamento anterior, porém acima da sombra, teremos um padrão imperfeito, mas que poderá ser validado se o fechamento seja acima de 50% do candle preto.


Doji



No Doji, a abertura e o fechamento são muito próximos um do outro, onde as sombras superior e inferior tem quase o mesmo tamanho, podendo aparecer tanto em tendências de alta quanto tendências de baixa.

O doji apresenta uma indecisão do mercado, mostrando um equilíbrio entre compradores e vendedores. Se o doji aparecer em uma tendência lateral, pouca coisa ele poderá dizer. Entretanto, se ele estiver no final de uma tendência de alta ou de baixa, ele poderá sinalizar uma mudança de tendência. Se estiver no final de uma tendência de baixa, poderá dizer que os vendedores estão perdendo força, e que os compradores estarão começando a efetuar suas transações. Da mesma forma, se o doji aparecer no final de uma tendência de alta, poderá sinalizar que uma mudança poderá estar por vir.



Doji Libélula




O doji libélula possui uma sombra inferior muito grande, e nenhuma ou muito pouca sombra superior. Ele aparece logo depois de uma tendência de baixa.

O doji libélula é parecido com o martelo, porém com mais confiabilidade. Ele aparece logo após uma tendência de queda, onde os preços continuam caindo. Então, em um determinado pregão, os preços continuam caindo, mas até o final do pregão, os preços fecham no mesmo nível da abertura, mostrando uma reação dos compradores. Esperar até candle seguinte, a fim de confirmar a mudança de tendência é o ideal. Se um candle branco se formar no candle seguinte, pode ser o sinal de que os preços começarão a subir.



Estrela da manhã



A estrela da manhã é formado por 3 candles. O primeiro é um candle longo de baixa. O segundo candle possui um corpo pequeno, também chamado de estrela, podendo ser vazio ou preenchido. Já o terceiro Candle é de alta, com corpo grande, onde o preço de fechamento seja dentro do corpo do candle do primeiro dia.

O candle preenchido significa mais um pregão em baixa. Logo após, um candle pequeno é formado, sinalizando uma estabilidade nos preços, onde compradores e vendedores estão começando a entrar em equilíbrio. Logo após, um candle de alta é formado, penetrando no corpo do candle preto do primeiro dia. Como em outros sinais de candles, é melhor esperar o pregão seguinte para confirmar a mudança de tendência.



Kicking


O Kicking é formado somente por dois candles, sendo um candle grande e preenchido e outro candle grande e vazio, sendo o primeiro candle de baixa e o segundo candle de alta, com um gap em relação ao candle anterior.

Esse padrão representa claramente que o mercado seguirá em alta, mostrando que a força compradora é grande. Nenhum dos candles deverá apresentar sombras, a não ser que sejam bem pequenas. O candle preenchido nos mostra que o mercado continua em queda. Já no pregão posterior, um gap ocorre, onde um candle grande e vazio (alta) é formado. Geralmente, neste dia a alta foi muito grande, e os investidores atrasador vão querer aproveitar a alta no pregão seguinte, tendo fortes indícios que o mercado reverteu a tendência de baixa e seguirá na alta.



Bebê abandonado (tanto tendência de alta quanto baixa)


O bebê abandonado é composto por três candles, sendo o primeiro candle grande e preenchido, o segundo candle é um doji e um terceiro candle é um candle médio e vazio.

Essa figura é mais raro de acontecer. O primeiro candle nos mostra um pregão de baixa, onde os vendedores estão com força total. No segundo dia, as forças de compradores e vendedores praticamente se igualam, revelando que os vendidos já não estão mais seguros de suas posições. Então, no terceiro dia, a confirmação da mudança de humor acontece, e os compradores entram com força total, revertendo a tendência de queda. É importante frisar que deverá ter um gap em relação ao doji, tanto no candle de baixa quanto no candle de alta.



Long Legged Doji ( doji de cauda longa )




O Long legged Doji é muito parecido com o Doji tradicional, possuindo sombras grandes e nenhum corpo.

Essa figura representa a indecisão e equilíbrio entre compradores e vendedores. Os preços de abertura e fechamento são muito próximos ou iguais. Para haver um padrão de alta, essa figura deverá aparecer próximo a um suporte, e deverá ser confirmado com um candle de alta no pregão seguinte. Ele difere do doji tradicional pois sua sombra é maior, indicando que os preços tiveram uma grande alta e uma grande baixa, mas fecharam no mesmo nível de preços.




Harami Cross


O Harami Cross é composto por um grande candle de baixa (preenchido), seguido por um doji.

A grande diferença do Harami Cross para o Harami comum é que o primeiro é mais significativos como sinal de reversão de tendência. Essa figura representa a disparidade ocorrida no pregão. Um candle grande e preenchido é formado, indicando forte baixa. No pregão seguinte, um doji aparece, indicando que a pressão vendedora está chegando ao fim. Como em todos as figuras, o investidor deverá esperar o candle seguinte (candle de alta) para confirmar a tendência.




Breakway



O Breakway é composto por cinco candles. O primeiro é um candle grande e preenchido (baixa). Os três candles seguintes possuem um corpo pequeno, como uma estrela cadente, todos preenchidos. Já o último candle é um candle médio e vazio (alta).

Essa figura representa o famoso “fundo arredondado” de um gráfico, formado por vários candles, representando que o mercado atingiu um ponto de sobrevenda e patamares de preços menores não predominam. Logo, os preços em baixa não se sustentam, e um candle de alta é formado no último pregão representado. É importante esperar o sexto candle com um fechamento maior do que os outros candles, a fim de confirmar se de fato a reversão de tendência aconteceu.


PADRÕES DE BAIXA (BAIXISTA)


Os padrões Candlestick de baixa aparecem logo após uma tendência de alta, localizadas no topo dos gráficos, perto da linha de resistência, sinalizando a perda da força compradora e uma provável mudança de tendência, indicando que os preços vão começar a cair.


Estrela Cadente


O padrão estrela cadente possui um corpo normal, podendo ser vazio ou preenchido. Logo após esse candle, normalmente, há um gap de abertura, onde o próximo candle é superior à máxima do candle anterior. O candle seguinte possui um corpo pequeno, com uma sombra superior com no mínimo duas vezes o tamanho do corpo, aparecendo em uma tendência de alta. Esse candle se parece com uma estrela caindo, daí o nome.

O mercado está subindo cada vez mais, demonstrando força na tendência de alta. Logo após um dia de alta, o pregão abre com gap (espaço) de alta, onde os preços sobem rapidamente. Entretanto, a alta não é sustentada, pois os vendedores começaram a entrar, onde o preço no final do dia termina próximo à abertura, formando um candle de estrela cadente. Se no pregão seguinte formar um candle de baixa, a reversão de tendência poderá se confirmar. A estrela cadente ocorre geralmente na resistência de uma tendência.



Homem enforcado 


O padrão enforcado (Hanging man) possui um corpo pequeno, podendo ser vazio ou preenchido. Ele possui uma sombra inferior grande, devendo ser duas vezes e meia o tamanho do corpo. Essa figura é muito parecida com a figura do martelo.

Depois de uma tendência de alta, perto da resistência, um candle enforcado aparece. Neste pregão, os preços abriram em baixa, e os preços continuam a cair. Entretanto, esse preço não consegue se sustentar, voltando ao preço perto de abertura. Isso significa que os vendedores começam a agir, porém não com muita força, onde os compradores ainda estão ativos. Se no pregão seguir um candle de baixa for formado, a confiabilidade da reversão de tendência poderá se confirmar. Caso contrário, o padrão será invalidado.



Engolfo de baixa


O engolfo de baixa funciona da mesma maneira que o engolfo de alta, mas dessa vez, sinalizando uma queda. Neste padrão, um candle menor, com corpo vazio é formado, em uma tendência de alta. No pregão seguinte, um candle maior é formado, devendo ser preenchido e envolvendo totalmente o primeiro candle.

Esse padrão nos mostra que as forças compradoras estão perdendo força. Um candle branco aparece, indicando alta, em um pregão comum em uma tendência de alta. Entretanto, no dia seguinte, um candle grande de baixa é formado, demonstrando força dos vendedores. Quanto menor o primeiro candle vazio e maior o candle preenchido, mais confiável será o padrão. Como em todas os padrões candles, é aconselhável esperar o pregão seguinte. Se fechar em baixa, o padrão poderá se confirmar.





Nuvem negra


A Nuvem Negra é formado por um candle grande e vazio, indicando alta, seguido por um candle menor e preenchido, onde sua abertura foi acima do máximo do primeiro candle, e fecha cobrindo pelo menos 50% de seu corpo.

O mercado continua subindo, e logo após um pregão de forte alta, um gap é formado. Porém, até o final do pregão, a pressão vendedora aparece com força, fazendo com que o ativo feche em baixa. Quanto mais alta for a abertura do candle preto e quanto mais adentrar o corpo do candle anterior, maior será confiável o padrão. Para que a nuvem negra aconteça, o pregão precisará abrir acima da máxima (gap) do dia anterior.




Doji túmulo


O Doji túmulo possui uma longa sombra superior, sem nenhum corpo. Ele aparece em uma tendência de alta, geralmente na resistência, onde deverá existir um candle de alta do pregão anterior.

Um candle doji significa que o preço de abertura é igual ao preço de fechamento. O doji túmulo é parecido com a estrela cadente, porém com uma pressão vendedora maior. Em uma tendência de alta, em um determinado pregão, os preços começam a subir, porém a alta não é sustentada, e os preços caem até fechar ao preço de abertura. Quanto mais longa for a sombra superior, mais confiável será o padrão, pois quanto mais alta a sombra, mais alto o preço chegou, porém a alta não foi sustentada.




Three Black Crows-(três corvos negros)



Esse padrão é formado por três candles grandes e preenchidos (baixa), formando uma espécie de escada, indicando queda acentuada do ativo e um forte movimento de reversão. O nome desse padrão é três corvos negros, porém na maioria das corretoras de opções binárias, os candles de baixa são na verdade vermelhos, o que não muda a força desse padrão.

Esse padrão corre ao final de uma tendência de alta, geralmente no topo. O primeiro candle nos mostra a perda da força compradora, onde os candles seguintes mostram a liquidação dos ativos, provavelmente uma realização de lucros. O preço de abertura do segundo e terceiro candle podem ser em qualquer ponto do candle anterior, porém, o fechamento é sempre abaixo do fechamento anterior. O investidor deverá observar se os preços de abertura estão no máximo ou no meio do candle anterior, e se atentar se o candle for muito grande, indicando que o mercado pode estar sobre-vendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem aqui seus comentários. Assim que possível, responderemos a todos.