MERCADO FINANCEIRO


Que tal abrir uma conta gratuita de treinamento e começar usar nossas dicas agora mesmo?


  Na economia, o mercado financeiro é um "ambiente" que permite a compra e venda (comércio) de valores mobiliários, como por exemplo açõesobrigações, entre outros. Existem mercados gerais, onde muitos produtos são comercializados, e mercados especializados, onde apenas uma mercadoria é negociada. Também são negociadas mercadorias (como pedras preciosas ou produtos agrícolas) e câmbio

  Resumindo, basicamente, é o mercado (ou lugar) onde o que é negociado é o próprio dinheiro.

  Os mercados funcionam colocando muitos compradores e vendedores interessados num "lugar", tornando assim mais fácil se encontrarem uns aos outros. Uma economia que depende principalmente de interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como uma economia de mercado, em contraste a economia de comando ou com a economia de não-mercado, como é exemplo a economia de doação.   

 Economistas como Milton Friedman e Friedrich Hayek (ganhadores do Prêmio Nobel de economia) afirmam que esse setor é um dos principais responsáveis por potencializar o crescimento econômico gerando consequente desenvolvimento humano e, portanto, aumentando a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade.

  Em finanças, os mercados financeiros permitem:

  • A angariação de capital (no mercado de capitais)
  • A transferência de risco (no mercado de derivados)
  • comércio internacional (no mercado de divisas)

  Um exemplo conhecido é um processo de financiamento. Normalmente quem quer ser financiado emite um recibo ao seu financiador prometendo restituir o capital investido. Essas receitas são títulos que podem ser comprados ou vendidos livremente. Em troca do empréstimo de dinheiro, quem o concede (financiador) espera uma compensação sob a forma de juros ou dividendos.

  Em matemática financeira, o conceito de um mercado financeiro é definido em termos de um processo estocástico de movimento Browniano em tempo contínuo.




Que tal abrir uma conta gratuita de treinamento e começar usar nossas dicas agora mesmo?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem aqui seus comentários. Assim que possível, responderemos a todos.